Ainda não é cadastrado?

Cadastrar

Dicas pra sua viagem

Autor: miriam | Data: 22 de novembro de 2016 | Categorias: Dicas pra sua viagem

Compartilhe:

Sou Bárbara Calmeto, editora do blog Malas & Malinhas que faz relatos de viagens com crianças. A ideia do blog surgiu para unir o meu amor por viajar e por escrever, assim a intenção é estimular outras famílias a viajarem cada vez mais com seus filhos.

Miriam, gentilmente, me convidou para escrever algumas dicas de como eu faço para distrair minha filha de 5 anos nas viagens de carro ou voos longos e resolvi organizar estratégias que eu uso e que dão certo aqui em casa.

Muitas famílias me perguntam como faço para distrair Beatriz durante as viagens, seja de carro ou de avião. Confesso que não uso nenhuma fórmula mágica ou muito elaborada, mas como toda família quer viajar com os filhos e ter um pouco de sossego, vou escrever cinco dicas para distrair as crianças na viagem que eu utilizo sempre.

Viagem de Carro

Quando vamos viajar de carro, eu uso uma tática que eu fazia quando era criança e adolescente: canso bem a Beatriz, deixo ela dormir bem tarde e saímos bem cedo para viajar. Assim, durante a viagem ela está cansada e dorme grande parte do trajeto. Funciona muito bem comigo e já fizemos trechos grandes de carro como Rio-Curitiba em um dia com tranquilidade, parando para lanchar e almoçar.

Viagem de Avião

Quando a viagem é de avião uso a mesma tática e a preparo para dormir no voo. Claro que enquanto tem movimento de entrada de gente, decolagem do avião e serviços de bordo ela se mantém acordada. Depois, normalmente dorme.

Mas em todas as situações, temos um kit diversão de viagem que sempre organizei e hoje, ela participa ativamente na escola dos brinquedos. Vou explicar como faço!

Dicas

# Dica 1 – Compre uma mochilinha bem legal para seu filho (a) carregar os brinquedos dele (a). Isso traz autonomia e independência e você pode trabalhar senso de responsabilidade. Aqui em casa, é a mochila que vai nas viagens e em restaurantes, saídas e em qualquer lugar que eu achar que não terá coisas tão interessantes para ela.

# Dica 2 – Peça para seu filho (a) escolher, com sua orientação, brinquedos que ele pode levar para a viagem. Dê preferência para brinquedos pequenos que caibam na mochila como bonecos, carrinhos, mini dominó, mini jogo da memória, massa de modelar com moldes, livros de colorir, giz de cera etc.

# Dica 3 – Imprima os vários modelos de jogos que a internet disponibiliza e monte um jogo com seu filho (a). Assim, ele (a) já vai se estimulando para a viagem e o jogo será uma distração e reconhecimento do trabalho realizado. Aqui sempre dá certo com jogos da memória.

# Dica 4 – Leve um brinquedinho surpresa! Não precisa gastar muito com isso, basta que seja algo interessante. Eu compro jogos ou uma boneca que troca de roupa baratinhos e levo. Só entrego esse item no avião ou no carro. O elemento surpresa ajuda e muito!

# Dica 5 – Aqui em casa temos uma paixão por livros de colorir, de atividades e de adesivos. Então, nem preciso dizer que tenho vários guardados que vamos usando de acordo com a necessidade. Sempre levo alguns para a viagem.

Dicas extras

  • Leve o tablet com jogos e filmes que seu filho (a) gosta. Eu deixei como dica extra porque costumo usar um último caso porque prefiro realmente outras brincadeiras. Aqui em casa tem dia e hora para mexer em eletrônicos (sou chata sim!)
  • Leve lanchinhos e água porque a fome e a sede deixam a criança irritada.
  • Estimule seu filho a dormir durante a viagem para aproveitar o destino quando chegar. Falo isso porque se deixar, as crianças ficam o tempo todo brincando ou no tablete e não descansam. E criança com sono e criança enjoada.
  • Antes da viagem, mostre um pouco do destino que vocês vão conhecer. Isso serve de estímulo para distração e descanso no percurso.

É isso! Se vai funcionar por aí eu não sei, mas aqui funciona. Vale ressaltar que cada criança é de um jeito e cada família deve conhecer seus filhos para criar estratégias de distração. Ficar dentro de um carro ou de um avião por horas é realmente chato, eu entendo e tendo amenizar esse tédio com essas atividades.

Espero que tenham gostado das nossas dicas e tem muito mais no blog www.malasemalinhas.com.br. Passa por lá! Conheça também nosso instagram @malasemalinhas com muitas dicas de viagem em família.

Abraços e até a próxima!